Últimas Notícias

02/03/2017

AmBev registra queda de 6,5% em volume de vendas no Brasil

AmBev registra queda de 6,5% em volume de vendas no Brasil

Cervejaria aposta em diversificação de produtos e aproximação com os consumidores para superar efeitos do cenário macroeconômicoO difícil cenário macroeconômico brasileiro impactou os resultados financeiros da Ambev em 2016. A inflação alta e o aumento do desemprego pressionaram o poder de compra dos consumidores, de acordo com comunicado da empresa. Com isso, a cervejaria registrou uma retração de 6,5% nos volumes de vendas no último ano, com consequente queda de 5% na receita líquida das operações no Brasil. O volume comercializado pela companhia no Brasil foi de 107,0 milhões de hectolitros, dos quais 79,7 milhões de cerveja e 27,3 milhões de refrigeNANC (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas).Mas, apesar do período desafiador, a Ambev seguiu investindo em suas marcas e inovações. A ampliação da oferta de garrafas de vidro retornáveis foi uma das apostas que deu certo no ano passado . Com o lançamento de uma campanha de marketing sobre as minirretornáveis de 300 ml e o desenvolvimento de uma máquina de coleta para facilitar a troca dos vasilhames, a cervejaria aumentou o volume de cervejas vendidas em embalagens retornáveis para 23% nos supermercados – número que representa um crescimento de 64% na comparação com 2015.

 
Segundo dados da empresa, as minirretornáveis são resultado da busca constante da companhia por inovações. Opções até 30% mais baratas para o consumidor e mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, as cervejas em garrafas retornáveis têm potencial para um crescimento ainda maior no Brasil. O mesmo acontece com o segmento near beer – como são chamadas as bebidas à base de malte. A categoria traz um novo estilo de bebida para os consumidores, com rótulos como Skol Beats Senses, Spirit e Secret e obteve um crescimento de dois dígitos ao longo de 2016.
 
O segmento premium foi outro que mostrou bons resultados no ano passado, liderado pela Budweiser que cresceu acima de 20%. Esse foi o quinto ano consecutivo em que a marca teve alta na casa dois dígitos, consolidando-se como líder de mercado entre todas do segmento no Brasil. “Nós sabíamos que 2016 seria um ano bastante desafiador no Brasil. Por isso, decidimos usar o momento como uma oportunidade de investir no fortalecimento das nossas marcas e no relacionamento com os consumidores”, explica Ricardo Rittes, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev.
 
A renovação da marca Skol faz parte dessa estratégia. Com uma nova identidade visual jovem, moderna e irreverente, a marca se aproximou ainda mais dos consumidores. Já a linha Brahma Extra trouxe novas possibilidades de harmonização, com a tradição e qualidade cervejeira da marca mãe.

ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados