Últimas Notícias

06/04/2016

Supermercado alemão cultiva verdura dentro da loja

Loja da Metro localizada em Berlim (Alemanha) conta com uma fazendinha na área de vendas

Uma unidade da rede Metro, em Berlim, na Alemanha, decidiu apostar em uma nova tendência, a de fazendas urbanas – por enquanto, mais disseminada na Europa. Com apoio de uma empresa especializada em cultivo indoor, a Infarm, a loja criou uma minifazenda vertical, onde são cultivados rabanetes, ervas e verduras. Trata-se de uma estufa de vidro, instalada na área de venda da unidade. A ideia, de acordo com a rede não é apenas oferecer ingredientes ultrafrescos aos consumidores, mas também inspirar as pessoas, pois esse é um modelo de produção viável para diferentes locais. Além disso, contribui para reduzir a quantidade de dióxido de carbono no planeta. Isso porque o cultivo indoor ajuda a preservar as florestas. Uma das vantagens para a loja é não ter que se preocupar com o transporte dos produtos. 

A iniciativa foi estrategicamente lançada em uma unidade Metro bastante frequentada por chefs de cozinha e por consumidores preocupados com sustentabilidade e consumo consciente. Ou seja, preferem alimentos orgânicos, de pequenos produtores, com embalagens menos nocivas ao meio ambiente. Eles também torcem o nariz para aqueles produtos que precisam viajar por horas para chegar às prateleiras. 

Como funciona a plantação
Dentro da estufa, os alimentos se desenvolvem no sistema hidropônico, sem adição de agrotóxicos. Todo o ambiente é controlado por computador: umidade, temperatura, nutrientes e exposição à luz. As plantas crescem mais rápido, mais fortes e com economia de fertilizantes e água. 

Em uma bandeja de um metro quadrado, é possível produzir de quatro a seis plantas por dia durante um ano. A colheita equivale ao dobro do esperado para uma estufa tradicional. Com bom aproveitamento de espaço, o método da Infarm, no qual todas as etapas acontecem no mesmo lugar, ainda pode baratear a agricultura vertical. Na maioria das estufas tradicionais, cada estágio de crescimento da planta acontece em um local diferente, o que exige escala para a plantação ser econômica e eficiente. A rede não divulgou resultado de vendas. 



ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados